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Como Resolver os 7 Problemas Mais Comuns em Bombas de Engrenagem

1. A bomba não succiona produto viscoso

Neste caso existe impedimento para que o produto chegue até a bomba. Alguns exemplos de impedimentos que causam perda de carga incluem: longa distância entre o tanque e a bomba, tubulação com diâmetro restrito na sucção da bomba, ou excesso de reduções, válvulas, cotovelos, entre outras restrições na tubulação de sucção da bomba.

Soluções:

  • Instale a bomba o mais próximo possível do tanque, preferencialmente na vertical, embaixo do mesmo;
  • Aumente o diâmetro da tubulação de sucção;
  • Remova ou diminua as restrições na linha de sucção como válvulas e cotovelos.

 

 2. A bomba não atinge a pressão necessária

Para solucionar este problema é necessário tomar conhecimento de que bomba de engrenagem não é responsável pela pressão na descarga da bomba. O responsável pela pressão na descarga da bomba será toda a resistência encontrada por ela na tubulação de recalque, tal como:

  • Altura a ser vencida;
  • Comprimento total da linha de recalque;
  • Acidentes tais como cotovelos, válvulas, filtros, bicos de aspersão e pulverização, furos calibrados, etc.

Veja a seguir exemplos de situações em que a bomba não é responsável pela pressão de recalque abaixo do esperado:

  • A bomba tem capacidade para gerar 30 kgf/cm² na tubulação de recalque, porém está transferindo o produto a uma altura de 30 metros (30 mcl), portanto a pressão na sua descarga não deverá ser maior que 3 kgf/cm² aproximadamente.
  • A bomba tem capacidade para gerar 30 kgf/cm² na tubulação de recalque, porém o produto está sendo pulverizado em bicos aspersores de diâmetro Ø 1,2mm que impedem que a pressão ultrapasse 10 kgf/cm². Se os diâmetros dos bicos fossem menores, a pressão se elevaria.
  • A bomba tem capacidade para gerar 30 kgf/cm² na tubulação de recalque, porém após a bomba existe uma válvula de alívio que está regulada para 20 kgf/cm², ou está com sua sede desgastada. Portanto a pressão não se elevará acima de 20 kgf/cm².
  • No caso de bombas com válvula de alívio incorporada, gire o parafuso de regulagem da válvula no sentido horário para pressionar a mola da válvula, e verifique se com esta ação a pressão na descarga da bomba se eleva. Caso positivo, instale uma válvula de alívio na linha de recalque com retorno para o tanque, e faça com que a regulagem de pressão na linha de recalque seja controlada por esta válvula, e não pela válvula de alívio incorporada na bomba. Quando se regula a pressão na linha de recalque através da válvula incorporada na bomba, o usuário corre o risco de aquecimento demasiado.

 

3. A bomba funciona com muito ruído  

Ruído excessivo pode ser sinal de cavitação da bomba, ou seja, o produto não chega com volume suficiente na entrada da bomba, ou ela não está bem afogada. É muito comum ocorrer em situações com produtos de altas viscosidades, onde o produto precisa ter a sua entrada facilitada para dentro da bomba.

Soluções:

  1. Aproxime a bomba do tanque de alimentação;
  2. Aumente o diâmetro da tubulação de sucção;
  3. Diminua as restrições na linha de sucção, tais como cotovelos, filtros, etc;
  4. Diminua a velocidade de acionamento da bomba, utilizando redutor de velocidade ou inversor de frequência.

Importante: no caso de bombas com válvula de alívio interna a pressão na linha de recalque poderá estar abrindo a válvula, e o ruído significa que o produto está circulando dentro da bomba.

 

4. O acionador da bomba desarma

Neste caso o excesso de amperagem causou o desarme do motor. O desarme pode ter sido causado pelos seguintes motivos:

Excesso de Pressão na Descarga da Bomba

Soluções:

  • Verifique se a bomba está de acordo com a pressão especificada na folha dados pelo fabricante. Caso a pressão seja excessiva, a mesma deverá ser aliviada através de uma válvula de alívio após a bomba, ou uma válvula de fecho rápido após a bomba retornando o excedente para o tanque de serviço.
  • Diminua a rotação da bomba  caso seja acionada por inversor de freqüência.

Pressão Negativa na Entrada da Bomba  

Solução:

  • Facilite a entrada do produto na bomba, aumentando o diâmetro da tubulação de sucção, e diminuindo a distância entre a bomba e o tanque de alimentação.

 

5. A bomba trabalha muito aquecida

É normal a bomba operar numa temperatura um pouco acima da temperatura de entrada do produto. Caso a bomba esteja muito aquecida com relação à temperatura de entrada do produto, isto é uma indicação de que está havendo circulação dentro da bomba, também chamado de escorregamento ou “slip”.

Soluções:

  • Caso a bomba possua válvula de alívio, aperte o parafuso de regulagem da válvula, diminuindo assim o retorno do produto pela válvula de alívio. A pressão na saída da bomba deverá aumentar. Se o aumento de pressão não for conveniente, instale uma válvula de alívio e retorno para o tanque.
  • Caso a bomba não possua válvula de alívio interna, a pressão na descarga da bomba deverá ser diminuída através de dispositivo próprio, tais como válvula de alívio ou de esfera, com retorno para o tanque. 

 

6. A bomba está travada

Normalmente existem dois motivos que causam o travamento da bomba:

Entrada de partículas sólidas ou metálicas no interior da bomba

Solução:

  • Remova os parafusos e a tampa da bomba, e proceda com uma lavagem ou limpeza dos dentes das engrenagens. Remonte o conjunto tampa e engrenagem interna na posição correta.

Aquecimento excessivo no mancal da bomba

Solução:

  • Normalmente ocorre quando a bomba de engrenagem é acionada pela primeira vez, sem que toda a tubulação de sucção seja totalmente preenchida com o produto bombeado. Abra totalmente as válvulas que bloqueiam o produto até a bomba, para que a mesma seja totalmente escorvada. Nos modelos com mancais mecânicos, os mesmos devem estar imersos no produto bombeado para se evitar o aquecimento excessivo na partida.

Nestes casos, proceda com a desmontagem da bomba, remova as micro fusões incrustradas no eixo e no mancal, e regularize os diâmetros na medida original.

 

7. A bomba não succiona o produto

O usuário deve tomar conhecimento de que, ao finalizar a instalação da tubulação, sempre existirá ar retido dentro da bomba. Quando a bomba for acionada pela primeira vez, a mesma terá dificuldade em expulsar o ar existente, e também o ar retido dentro da linha de sucção (caso o tanque esteja instalado abaixo da linha da bomba). Quando o tanque está instalado acima da linha da bomba, a própria pressão provocada pela coluna do produto irá empurrar o ar da tubulação de sucção para dentro da bomba, facilitando o trabalho da mesma em expulsar o ar através da linha de recalque. Quando o tanque está instalado abaixo da linha da bomba, somente a bomba é responsável por succionar o ar da tubulação de sucção.

Devido as bombas de engrenagem possuírem folgas internas, o ar existente permanece circulando dentro das folgas internas sem provocar movimento algum do fluido bombeado.

Soluções:

1. Primeiramente, verifique se o sentido de rotação do eixo está acompanhando a seta “sentido de rotação” indicado na etiqueta metálica fixada no corpo da bomba. Verifique se o sentido do fluxo acompanha a seta “sentido de fluxo”indicado na etiqueta metálica fixada no corpo da bomba.

2. A bomba deverá ser afogada com o liquido bombeado. Isto pode ser feito através da própria tubulação de recalque: encha a tubulação de recalque pela sua extremidade, fazendo com que o líquido chegue até a bomba, enchendo a mesma completamente.

3. Antes de ligar a bomba, a tubulação de recalque deverá estar o mais livre possível para que a bomba possa circular o produto por alguns minutos e assim expulsar todo ar retido, tanto na tubulação de sucção, como na de recalque.

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